Com visual extremamente agressivo, a Nova Yamaha MT-10 é destaque da marca no Salão de Milão nesta semana. Como modelo topo de linha da família MT (Master of Torque), a versão naked da R1 completa a linha, que no Brasil já é preenchida pela MT-07 e MT-09, com chegada da MT-03 marcada para o segundo semestre de 2016.
Assim como aconteceu com a S1000R, a Yamaha MT-10 é uma versão naked da R1, com o mesmo motor de 4 cilindros, mas melhor preparada para as ruas. Dentre as mudanças, encontramos nova admissão de ar, novos sistemas de escape e injeção e manivela revisada, tudo para entregar um maior torque em baixas e médias rotações. A potência ainda não foi divulgada, mas espera-se que fique próximo aos 175 cv.
Como novidade, a Nova MT-10 oferece cruise control (controle de cruzeiro ou piloto automático), que funciona da mesma forma que nos carros. Há ainda três modos de condução: Standard; A e B, onde o primeiro oferece um desempenho equilibrado, o “A” disponibiliza ao piloto toda a potência e força da moto e o último é dedicado a piso molhado e dias de chuva.
Assim como na carenada, a naked conta também com sistema de controle de tração com três opções. A embreagem recebeu mudanças no sistema, para evitar que a roda traseira perca a tração em reduções mais fortes. Outras mudanças incluem chassi de alumínio com posição de pilotagem revisada, com guidão mais alto e aberto e suspensão Kayaba com garfos invertidos de 43 mm na dianteira (120 mm de curso) e monoamortecida com link tipo Monocross na traseira. Os freios foram herdados da R1.
O painel de instumentos é totalmente digital, oferecendo informações como velocímetro, tacômetro, nível de combustível, hodômetro, indicador de posição de marcha, modo de pilotagem, entre outros.
Na Europa a Yamaha MT-10 terá inicio das vendas em 2016 nas cores preta, azul e cinza. Esperamos que a moto venha ao Brasil no ano seguinte ao lançamento europeu com preços entre R$ 50 mil e R$ 55 mil, considerando o valor da BMW S1000R de quase R$ 54 mil.